Histórico

 

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) do Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS) teve início com a aprovação do mestrado acadêmico pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 11 de dezembro de 2015. As atividades tiveram início em 13 de janeiro de 2016, com a implantação do colegiado e a eleição para Coordenador e Vice coordenador do curso, e as aulas da primeira turma foram iniciadas em 13 junho de 2016.

A implantação do PPGSC/IMS surgiu da necessidade de atender à demanda regional e estadual para formação de pesquisadores, docentes e profissionais na área da Saúde Coletiva, assim como contribuir para o fortalecimento da produção acadêmica e científica em âmbito locorregional, maior conhecimento dos problemas de saúde local, regional e nacional, e aprimoramento da atenção à saúde desenvolvida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O PPGSC/IMS funciona no Campus Anísio Teixeira, da Universidade Federal da Bahia, situado no município de Vitória da Conquista, Bahia, a 519 Km de Salvador. O Campus Anísio Teixeira é parte do projeto de interiorização da UFBA que tem como objetivo ampliar e capilarizar a oferta de vagas no ensino superior público, promover a inclusão social de segmentos excluídos da educação superior, além de expandir o ensino de pós-graduação para territórios dispersos, fomentado a inovação e a pesquisa locorregional. O Campus Anísio Teixeira foi criado em 18 de julho de 2005, por efeito da resolução nº 2, de 2005, do Conselho Universitário da UFBA, sendo regulamentado por Portaria n° 813 do Ministério da Educação, publicada no DOU n° 165, de 27 de agosto de 2007, e teve as atividades acadêmicas iniciadas em 23 de outubro de 2006.

O Campus Anísio Teixeira é formado por uma única unidade, o Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS). O IMS tem característica multiprofissional e oferta sete cursos de graduação em saúde: Biotecnologia, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição e Psicologia. Em relação à pós-graduação stricto sensu, o IMS/CAT oferta três cursos de mestrado acadêmico, dois mestrados profissionais e dois doutorados. O primeiro programa a ser ofertado foi o Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, com titulação de mestrado e doutorado. Este programa em associação com Universidades Nucleadoras, com renomada notoriedade em pesquisa na área de fisiologia, permitiu um grande desenvolvimento da pesquisa no IMS/CAT. Em 2012, um segundo curso, o Programa de Pós-Graduação em Biociências do IMS/CAT iniciou suas atividades. O Programa em Biociências, apesar de ser um programa da área de Ciências Biológicas I, congrega docentes vinculados de diferentes áreas de formação, como Química e Engenharias, realizando produções na área de Ciências Biológicas e áreas afins. Os programas de mestrado profissionais são o Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde, que iniciou suas atividades em 2019. E o Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSaúde) núcleo IMS/UFBA. Que teve seu início em 2023.

O IMS-UFBA desde a sua criação demonstra uma vocação à interdisciplinaridade e à cogestão administrativa e acadêmica. Assim, não existe a divisão departamental, comum a maioria das IES do país. No IMS, os docentes agregam-se em Núcleos Acadêmicos multiprofissionais, ordenados por uma Coordenação Acadêmica que congrega representantes de todos os cursos de graduação e pós-graduação do instituto. Este conceito diferenciado de composição favorece o diálogo entre docentes de diferentes áreas de formação, contribuindo para construção coletiva de projetos e linhas de pesquisa interdisciplinares. O instituto após dez anos da sua criação, encontra-se em plena expansão e a implantação de novas pós-graduações é um passo crucial para sua consolidação, inclusive na perspectiva de torna-se uma IES autônoma (Universidade Federal do Sudoeste da Bahia), com proposta já aprovada no Conselho Universitário da UFBA e em tramitação no Ministério da Educação.

A criação do PPGSC tem contribuído para o amadurecimento do IMS/CAT, criado em uma perspectiva de formar profissionais comprometidos com o SUS e contextualizados com os principais problemas de saúde locais, regional e nacional. Por essa ótica, o PPGSC assumiu o contexto regional como um espaço privilegiado para efetivação das ações previstas nas duas áreas de concentração propostas: Epidemiologia e Políticas, Planejamento, Gestão e Práticas em Saúde. Entendendo que os problemas de saúde e a organização dos serviços de saúde local e regional podem constituir objetos para estudos multi e interdisciplinares, fomentando a produção e favorecendo o processo de disseminação do conhecimento.