Objetivos

  • Formar profissionais de saúde e/ou profissionais de áreas afins que busquem aprofundamento técnico e acadêmico na área de saúde coletiva, de modo que contribuam para o avanço das fronteiras da ciência e tecnologia, para melhoria da qualidade de vida de populações específicas, em distintos territórios, por meio do compartilhamento de teorias, métodos e técnicas entre áreas distintas e complementares, de forma a gerar novos conhecimentos e/ou tecnologias, visando atender a natureza múltipla e a complexidade dos fenômenos ligados a saúde e permita a inserção no mundo do trabalho de profissionais com visão integradora, interdisciplinar e comprometida com a construção de redes produtoras de cuidado em saúde.
  • Propiciar conhecimentos avançados em epidemiologia de modo a responderem às demandas complexas de saúde de populações específicas em diferentes fases da vida e grupos de indivíduos que vivem em comunidades diversas, buscando intervir em problemas concretos;
  • Qualificar práticas de profissionais com distintas formações, na perspectiva interdisciplinar, para compreensão de políticas de saúde, de modo que possam analisar, avaliar e formular propostas de intervenção, com vista à mudança do modelo de atenção, gestão e do processo de trabalho em saúde para melhoria da qualidade de vida;
  • Articular a promoção da saúde, prevenção e controle de doenças, por meio de estudos com abordagem epidemiológica, qualitativa e ações interdisciplinares em saúde;
  • Capacitar docentes e pesquisadores com visão ampla e crítica da realidade social e dos processos de trabalho em saúde, numa perspectiva da integralidade do cuidado em saúde;
  • Instrumentalizar os profissionais de distintas formações para desenvolverem suas ações tendo como diretrizes as concepções de saúde como um direito, o trabalho em equipe e a integralidade do cuidado, na perspectiva da abordagem complexa dos problemas de saúde em redes e inserção social do conhecimento produzido;
  • Investir na formação acadêmica-profissional por meio de competências de áreas da saúde coletiva que possibilitem a atuação em áreas da docência, pesquisa e/ou assistência em serviços de saúde na perspectiva da integralidade do cuidado;
  • Promover a articulação de metodologias distintas nos projetos de pesquisa dos docentes e discentes para consolidação das linhas de pesquisa e, assim, promover a abertura para o enfrentamento de novas perspectivas teórico-metodológicas de pesquisa, ensino e inovação em saúde coletiva;
  • Reduzir o déficit de cursos de pós-graduação na região e, assim, minimizar a assimetria locorregional em relação ao quantitativo de vagas públicas que buscam induzir a formação interdisciplinar e humanista dos alunos, docentes e pesquisadores.